Pronto Atendimento realiza treinamento sobre Metas de Segurança

As equipes de Enfermagem e Farmácia do Pronto Atendimento da Unimed Rondonópolis receberam nos dias 16 e 17 de setembro o treinamento sobre Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os encontros abordaram dois dos seis temas estabelecidos pela OMS – Cirurgia Segura e Uso Seguro de Medicamentos. Outros dois processos já foram apresentados à equipe, a Identificação Correta do Paciente e a Prevenção do Risco de Queda. A próxima etapa contemplará os últimos dois assuntos: a Comunicação Efetiva e a Prevenção do Risco de Infecções.

As Metas Internacionais estabelecidas pelo órgão têm o objetivo de promover melhorias específicas em situações da assistência consideradas de maior risco. São adotadas por instituições de todo o mundo, como forma de oferecer um atendimento cada vez melhor e adequado. Conforme a supervisora de Enfermagem do Pronto Atendimento, Priscila Sabaine, o trabalho visa, especialmente prevenir, monitorar e reduzir a incidência de eventos adversos nos atendimentos, promovendo melhorias relacionadas à segurança do paciente e no serviço de saúde.

A implantação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente faz parte das melhorias do Pronto Atendimento para alcançar o nível 1 da Acreditação Hospitalar, um certificado de mérito que pode chegar ao nível 3 de excelência. Além desta etapa que está desenvolvendo, a unidade já implantou sistemas importantes como o de classificação de atendimento Protocolo de Manchester e o Prontuário Eletrônico do Paciente. A equipe também está formando o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que tem a função de centro de referência em gestão de riscos, consultoria em indicadores e programas de qualidade e segurança, visando a Acreditação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − treze =