Entenda como utilizar o Novo Guia Médico Nacional

Há pouco mais de 30 dias, a Unimed Rondonópolis implantou em sua página na internet o novo Guia Médico Nacional, idealizado pela Unimed Brasil para a busca de prestadores pelos clientes. O novo sistema é uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para todas as operadoras de planos de saúde e substitui a ferramenta até então utilizada pelas Unimeds. A grande vantagem da estrutura atual é a localização de prestadores de todo o País, diferente do guia antigo, onde era possível localizar apenas os profissionais da rede da Unimed Rondonópolis.

Como toda mudança, a nova ferramenta tem gerado dúvidas entre os usuários. Assim, preparamos um passo a passo para que o acesso ao novo Guia Médico Nacional fique mais claro. Sempre que for preciso localizar um prestador, seja de Rondonópolis ou de qualquer cidade do Brasil (no caso de planos que abrangem outros estados), é necessário estar com a carteira de usuário em mãos.

Siga os passos:

1 – Para iniciar o acesso ao Guia Médico, digite no primeiro campo os quatro primeiros números da carteira de usuário. Para clientes da Unimed Rondonópolis, os números sempre serão 0139. Em caso de dúvida, aproxime o cursor do acento de interrogação (?) ao lado do campo.

2 – Na sequência, é preciso escolher qual o seu plano. Novamente, veja no ponto de interrogação ao lado do campo que este número se localiza no verso da carteira, no canto direito inferior.

3 – Após definir o seu plano, o próprio sistema localiza a sua Rede que pode ter as seguintes iniciais:

– MU: para planos municipais.
– ES: para planos estaduais.
– NA: para planos nacionais.
– RB: para planos de grupos de municípios.

Em caso de dúvida, aproxime o cursor do acento de interrogação e uma imagem irá mostrar a localização de sua Rede.

4 – Definidos os campos acima, o usuário terá acesso a toda a rede da qual faz parte, basta escolher cidade, tipo de recurso (clínica, hospital, laboratório, médico, etc), especialidade, entre outras informações, ou somente o município onde deseja encontrar um prestador.

Ao encontrar a localização desejada, o usuário tem a opção de continuar as buscas à direita da tela, onde os mesmos campos de localização de prestadores da rede estão disponíveis.

Mais completo

Outro benefício do novo Guia Médico é que cada cadastro traz além de nome completo, telefones e endereço, o mapa de localização, indicações de como chegar e, em “Mais informações”, são disponibilizados os dados completos do prestador, com CNPJ, razão social, planos atendidos, entre outros. Outro diferencial é que abaixo do nome do médico o cliente também pode visualizar se o profissional tem título de Especialista e Residência Médica, é só aproximar o cursor das letras E e R.

Além disso, o usuário pode verificar facilmente, após o acesso, os dados de seu plano de saúde em “Mais informações do Plano”, na barra superior à direita.

O presidente da Unimed Rondonópolis, Cristiano Barbosa Queiroz, explica que a ferramenta é muito mais completa que a antiga e proporciona segurança na busca de dados. “Com o novo Guia é possível localizar um prestador de outro estado ou município e é uma ferramenta que oferece mais segurança, pois os dados do prestador estão completos na rede”.

No celular

O Guia Médico Nacional Unimed também pode ser acessado pelo celular e está disponível gratuitamente nas lojas App Store e Google Play. Após baixar o aplicativo, o usuário poderá acessar as informações de sua rede digitando os quatro primeiros dígitos da carteira. A sigla da rede e o tipo de plano também deverão ser escolhidos nos próximos campos, portanto, é necessário que a carteira de usuário esteja em mãos. Os dados ficam gravados para o próximo acesso.

Clientes da Unimed Rondonópolis que tiverem mais alguma dúvida ao acessar o Guia Médico Nacional podem entrar em contato no (66) 3439-2800 e falar com os profissionais do setor de Atendimento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =