Bebês prematuros têm outra opção além da incubadora

prematuro

O cuidado denominado mãe-canguru é um método de cuidar dos bebês prematuros, no qual o bebê, ao invés de ficar em uma incubadora, é acomodado no colo da mãe em contato pele com pele, da mesma maneira que o canguru fêmea carrega seu filhote recém-nascido. É um método eficiente e fácil de ser utilizado e tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos bebês que nasceram prematuros.

Cerca de 20 milhões de bebês com baixo peso, nascem a cada ano devido à prematuridade ou a algum problema durante o crescimento na gestação, em especial nos países menos desenvolvidos. Isto contribui substancialmente para um aumento do risco de mortalidade e doenças.

Há uma estimativa mundial de quatro milhões de mortes de recém-nascidos por ano, onde a prematuridade e o baixo peso representam mais de um quinto destes óbitos. Portanto, os cuidados destes bebês se tornaram uma grande preocupação para o Sistema de Saúde e para a sociedade.

VANTAGENS

– Promove desde cedo o contato pele com pele entre a mãe e o bebê;
– Facilita o aleitamento materno exclusivo;
– É iniciado no hospital e pode ser continuado em casa.

Este método foi inicialmente apresentado por Rey e Martinez em Bogotá, Colômbia, e foi desenvolvido como alternativa para o inadequado e insuficiente cuidado realizado em incubadoras para os bebês prematuros. Quase duas décadas depois da implementação deste método, as pesquisas demonstraram claramente que os cuidados mamãe-canguru são mais que uma alternativa para a incubadora.

Referência: World Health Organization – WHO. [citado em 06 de fevereiro de 2006]. Disponível em URL no site http://www.who.int/reproductive-health/publications/kmc/text.pdf

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 19 =