,

Médicos cooperados participam de curso em pediatria

DSC_0379

Um grupo de 17 profissionais, entre médicos pediatras cooperados da Unimed Rondonópolis  e enfermeiros, participaram nos dias 4 e 5 de junho do curso Suporte Avançado de Vida em Pediatria, da Pediatric Advanced Life Support (PALS). O curso foi oferecido pela Cooperativa e realizado no Comfort Hotel & Suítes, em Rondonópolis.

Com 16 horas, o conteúdo do curso incluiu aulas teóricas e práticas sobre tratamento de distúrbios respiratórios e circulatórios; identificação e tratamento da PCR em lactentes e crianças, em diferentes situações; uso de DEA (Desfibrilador Externo Automático); e emergências pediátricas em ambiente hospitalar e extra-hospitalar.

No sábado (4), a capacitação foi dividida em estações de aprendizado teórico e prático, com quatro estações pela manhã e três à tarde. Os profissionais receberam informações sobre prática e teste de competência em SBV; tratamento de emergências e urgências respiratórias; distúrbios do ritmo e eletroterapia; acesso vascular; simulações de casos básicos respiratórios; simulações de casos básicos de choque; e simulações de casos básicos cardíacos.

O médico e instrutor do curso, doutor Carlos Marcondes, explica que o Suporte Avançado de Vida em Pediatria ensina o tratamento das emergências pediátricas de forma muito prática. “Muitas vezes, o aluno tem o conhecimento teórico, mas falta o conhecimento prático e esse curso preenche essa lacuna”, disse.

Para a doutora Valéria Aguila, médica pediatra, a capacitação foi muito proveitosa principalmente pela parte prática. “É a primeira vez que estou fazendo o curso e achei muito proveitoso por ser prático. É um treinamento básico que ensina coisas que todos os profissionais que atendem em Pronto Socorro precisam saber para um melhor atendimento, melhor reanimação em situações de emergência”, frisou.

O doutor Antônio Neto, médico pediatra, destacou que é um momento fundamental para aprimorar a capacitação médica. “Todo curso que envolve capacitação e atualização é sempre bem-vindo, seja em qualquer setor, público ou privado. Quanto mais conhecimento melhor, ainda mais nessa área de atuação”, opinou.

Uma nova turma, com mais médicos cooperados, também participará do curso nos dias 21 e 22 deste mês.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + onze =